terça-feira, 3 de março de 2009

A importância do estudo da combustão

O trabalho de Lavoisier ­–que investigou a combustão, derrubou a teoria do flogístico e esclareceu o conceito de elemento químico– teve também grande impacto social.

A metalurgia do ferro envolve a redução de seus minérios –na maior parte óxidos de ferro– com carvão. Executar esse processo dentro dos padrões econômicos exige conhecimento dos acontecimentos: uma reação que envolve o carbono do carvão com o oxigênio do óxido, e não uma troca de flogístico. Além disso, o desenvolvimento da maquina a vapor, na segunda metade do século XVIII, por James Watt (1736-1819), trouxe, de um lado, aumento da demanda de carvão e , de outro, meios para obter mais carvão. De fato, a partir da máquina de Watt foi possível bombear eficientemente a água que inundava os túneis das minas e construir elevadores com grande capacidade de carga. Em conseqüência disso, os poços de acesso se tornaram mais profundos e as minas, mais produtivas.

Com o aumento da disponibilidade de carvão, a metalúrgica foi incrementada. A manufatura de objetos de ferro e seu emprego em múltiplas aplicações cresceram.

Se as idéias de que o carvão era flogístico quase puro e de que um metal tinha sua formação cal metálica mais flogístico tivessem prevalecido, um desenvolvimento fundamental para o progresso teria sido retardado. O trabalho de Lavoisier e dos químicos que com ele colaboraram se constituiu na contribuição da química para a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário